Cultivamos e vendemos a variedade de confrei Bocking 14 (consolda - symphitum officinale), uma planta incrível com muitos usos. Encomenda mudas de raízes ou plantas aqui!
Consolda em Permacultura, Compostagem e bem estar.
A Consolda é uma daquelas plantas obrigatórias no design de permacultura. É um acumulador dinâmico pela maneira como suas raízes rompem o solo compacto e duro, penetrando profundamente no solo para extrair nutrientes normalmente inacessíveis na superfície. As folhas ricas em nutrientes fazem uma cobertura fantástica, ativam o adubo e oferecem sombra ao nível do solo. As suas abundantes flores roxas ou brancas são um refúgio para as abelhas, atraindo vários polinizadores da natureza para a horta durante a sua longa estação de floração.
Como cultivar a Consolda
É muito fácil de multiplicar Consolda a partir de outra planta e pode ser cultivado diretamente no solo ou em vasos. Simplesmente vamos colher uma planta de Consolda no outono e plantamos secções com raiz conforme as nossas necessidades (podemos plantar consolda com raiz sempre que não houver geada, mas o outono é geralmente melhor para colher qualquer planta enraizada porque esta é a época do ano em que as raízes são mais fortes).
Várias plantas pequenas podem ser facilmente separadas do seu sistema radicular. As raízes profundas da consolda que são deixadas para trás, garantem que na primavera, uma nova planta de consolda cresça no lugar da antiga. Portanto, nem precisamos replantar no local original. A consolda precisa de muita água, não apenas durante a sua adaptação, mas ao longo de sua vida, e isso deve ser pensado ao plantar. Prospera bem em áreas pantanosas e ao longo das bordas dos caminhos. Ao plantar na horta ou jardim, é bom plantar consolda em uma área que precisará de rega regular.
Consolda como planta companheira
A consolda é uma planta companheira incrível devido à sua capacidade de extrair nutrientes profundos para a superfície. Está sempre a regenerar novas folhas que depois morrem e funcionam naturalmente como cobertura morta, devolvendo os nutrientes à superfície do solo e disponibilizando-os às plantas circundantes. Em climas quentes, as folhas grandes também dão sombra aos sistemas radiculares sensíveis, embora sejam relativamente baixas, permitindo assim o crescimento de plantas vizinhas acima do solo. Ao usarmos a consolda como planta companheira, temos de considerar que as suas raízes profundas são difíceis de remover do terreno, uma vez já estabelecidas.
A consolda funciona muito bem em torno de árvores jovens, onde actua como uma cobertura contínua e rejuvenescedora do solo. Neste lugar vai dar uma colheita contínua e abundante de folhas para fertilizar a horta ou jardim.
Cobertura de solo com Consolda
A folhagem rica em nutrientes torna a consolda uma planta incrível para a horta / jardim. É só cortar as folhas frescas e colocá-las ao redor das plantas. Isto dá uma boa cobertura do solo e faz penetrar nutrientes para as plantas ao mesmo tempo.
Chorume Fertilizante de Consolda
A consolda é rica em nitrogênio, fósforo, potássio, proteínas e muitas outras vitaminas e minerais e, portanto, é um excelente fertilizante líquido.
A receita é simples: encher um balde ou outro recipiente com folhas de consolda e, em seguida, completar com água até que as folhas estejam submersas abaixo da superfície. Cobrimos o balde para evitar interações com animais. A mistura precisa de ser mexida todos os dias até ficar cheirosa. O tempo que vai demorar varia de acordo com o clima, pode ser alguns dias no verão ou algumas semanas no inverno. Quando estiver bom e fedido, está pronto para usar e deve ser coado. (Adicione as folhas velhas e semi-secas ao seu composto como um fantástico acelerador).
Para plantas jovens, esta mistura precisa de ser diluída para uma mistura de cerca de 20:1, aumentando em força à medida que a planta amadurece para cerca de 5:1.· A mistura deve ser aplicada no solo ao redor das plantas uma vez por semana, evitando colocar o chorume em qualquer fruto ou folhagem comestível.
Consolda, como Acelerador do Composto
A consolda funciona como um acelerador incrível ao ser adicionada ao composto, especialmente ao lidar com muito composto , como cortes de erva que geralmente demoram a se decompor. Basta complementar o composto com muitas folhas de consolda recém-cortadas e vamos notar uma diminuição acentuada no tempo de compostagem. Na verdade, usado regularmente, pode facilmente diminuir o tempo de compostagem em cerca de um quarto, enquanto adiciona muitos nutrientes benéficos ao composto final.O que significa Bocking?
Podes ter ouvido falar de Bocking 14 sendo frequentemente mencionado em conjunto com confrei (consolda). Bocking é na verdade o nome de uma pequena vila perto de Braintree, na Inglaterra, que na década de 1950 foi o lar de um programa de pesquisas com consolda desenvolvido por Lawrence D Hills. Hills estudou 21 cepas diferentes de consolda e todas foram rotuladas numericamente em volta da vila de Bocking, onde a pesquisa ocorreu. A Bocking 14 foi a que apresentou o maior teor de nutrientes e teve a vantagem de ser uma variedade que não se semeia, impedindo que se espalhe por todo o jardim.O conhecido Poder Curador da Consolda
O nome popular (na Inglaterra) para confrei (consolda) é Knitbone (knit = tricotar e bone = osso) e atesta a sua lendária capacidade de curar ossos e feridas. Na verdade, é conhecida por curar todos os tecidos do corpo e tem sido usada com grande efeito por milênios, na cura de problemas tão diversos como bronquite e hemorroidas. É rica em uma substância chamada alantoína que estimula a proliferação celular, rica em mucilagem que acalmam a área afetada e rica em taninos que atuam como adstringentes. A raiz esmagada pode ser aplicada como cataplasma para a maioria das feridas externas, mas deve-se ter precaução e não deve ser aplicada em feridas profundas ou sujas, pois a pele pode cicatrizar com a infecção interior.
No uso interno, tem sido tradicionalmente usado para tratar úlceras estomacais, hérnias de hiato e problemas respiratórios. Diz-se que tonifica o sistema urinário, alivia a cistite, relaxa os espasmos e alivia inflamações. Já podemos ter ouvido algumas más noticias sobre a ingestão de consolda; então aqui estão os factos: Usado Internamente, os produtos de consolda em alguns países foram proibidos. Isso se deve ao controverso teste LD50 (Lethal Dose 50) realizado em 1968 em ratos-domésticos de laboratório. Na consolda, como em todos os membros da família das Boraginaceae tem vestígios de uma substância chamada alcalóides pirrolizidínicos, que em altas doses é conhecida por ser prejudicial. Essa substância foi extraída e injetada em ratos-domésticos em um equivalente a 30% de sua comida, todos os dias, até que 50% deles morreram. A ingestão equivalente em humanos seria de mais de 5.000 folhas! Portanto, é uma escolha pessoal usar os incríveis poderes de cura da consolda em uso interno no nosso corpo. Também é aconselhável não oferecer consolda a outra pessoa sem que ela faça a sua própria escolha consciente sobre o assunto.
Conclusão
A consolda é uma planta enriquecedora para crescer em qualquer horta de permacultura, e nossos ancestrais sabiam disso há milhares de anos. De facto, os humanos cultivam consolda nos seus jardins/hortas, tanto como alimento quanto como remédio, desde que o homem primitivo começou a propagar plantas para seu próprio uso.
Sugerimos um link para um site muito informativo para leitura adicional e conhecimento aprofundado por um verdadeiro conhecedor de consolda chamado Paul Alfrey: Comfrey: Its History, Uses & Benefits
Permacultura
Aqui na Quinta das Faíscas - Permaculture and Ponies estamos sempre dispostos a responder a perguntas e oferecer conselhos, por isso não hesite em contactar-nos. Também temos à venda consolda, esta planta rica em nutrientes: COMFREY PLANTS - Quinta das Faíscas
Este artigo foi escrito por Louise Eves , Herbal Compendium Dpl., Holistic Therapist Dpl.
Photo credit: Louise Eves at Quinta das Faíscas
rainbow.hands@yahoo.co.uk